10 truques e dicas para usar no seu Instagram!

O Instagram é um dos aplicativos mais utilizados no mundo inteiro, a par do Facebook e do Whatsapp. E todo esse sucesso tem levado a várias melhorias do Instagram ao longo dos últimos meses. Esta app é, hoje em dia, bem mais do que uma opção para editar imagens e compartilhá-las com os amigos. O Instagram tornou-se numa excelente ferramenta de marketing e de divulgação social.

Para que você saiba tudo aquilo que o Instagram tem para oferecer, criamos um post onde vamos explorar algumas das funcionalidades mais secretas do Instagram. Tenho a certeza que você não conhece, pelo menos, algumas destas dicas.

Depois de lidos os nossos artigos, vamos então à lista!

1. Enviar fotos em modo privado

Há poucos meses, o Instagram adicionou a possibilidade de enviar fotos apenas a amigos pré-selecionados, sendo que poderá fazê-lo a um máximo de 15 amigos. Depois de compartilhada com eles, os seus amigos podem comentar e curtir a sua imagem, tal como acontece no Feed do Instagram.

Para fazê-lo é, na verdade, muito simples. Edite a foto como habitualmente e depois ao invés de selecionar a opção “Seguidores”, escolha a opção “Direct”, tal como mostramos na imagem abaixo:

truques do Instagram

Depois, escolha os amigos com os quais vai compartilhar essa imagem. Lembre-se que poderá escolher no máximo 15 amigos. Após fazer o compartilhamento, vá ao canto superior direito da sua conta do Instagram, tal como demonstrado abaixo.

Verificar a mensagem privada no Instagram

Agora você deve estar a ver uma imagem semelhante à demonstrada mais abaixo.

Passo 3 na mensagem direta do Instagram

Clique na imagem e confira se ela foi compartilhada com os amigos corretos!

Imagem compartilhada com uma pessoa no Instagram

Se você está a ver uma imagem semelhante à de cima, com o seu perfil destacado e o dos seus amigos “mais claro”, é porque você fez tudo de forma correta.

2. Ignorar mensagens de algumas pessoas no Instagram

A opção das mensagens diretas é interessante, porém, ela muitas vezes pode ser utilizada de forma um pouco incómoda…

Se você tem aquele amigo que está sempre a compartilhar conteúdo com você de forma privada, o Instagram dá a possibilidade de retirar essa opção a esse amigo específico. Basta clicar nos três pontos que estão no canto superior direito da imagem. Depois, vai aparecer algo semelhante ao que você está a ver mais abaixo.

Ignorar mensagens diretas no Instagram

Escolha a opção “Ignorar posts deste usuário” e a partir de agora ele não poderá enviar mais mensagens diretas para você.

3. Remover tags das imagens

Muitas vezes os amigos acabam por marcar o nosso nome em fotografias, digamos, menos convenientes. Se isso acontece constantemente com você, esta dica vai ser extremamente útil! O Instagram tem a opção de você remover tags das imagens! Basta que você pressione durante alguns segundos na imagem e depois selecione a opção “Remover o meu perfil da imagem”.

Remover Tag no Instagram

Se você quiser, pode manter a Tag e dizer ao Instagram para que essa imagem não apareça no seu perfil desta rede social.

4. Usar os filtros sem postar no Instagram

Os filtros do Instagram são excelentes! Porém, eles têm um “contra” muito grande: apenas podem ser usados sem você postar a imagem. Isso era algo impossível…até você ler este texto! Para usar os filtros sem postar a imagem no Instagram, basta deixar o seu iOS ou Android em modo de Voo e depois usar os filtros e tentar publicar a foto. No final, vai aparecer uma imagem de erro, mas não se preocupe, pois isso é propositado!

Quando o Instagram usa os filtros mas não consegue publicar a sua imagem, ela fica automaticamente guardada na sua pasta de fotografias do celular. Agora, você já pode ter a imagem com os filtros sem postá-la no Instagram!

5. Remover a localização das fotografias

Por defeito, o Instagram utiliza a sua localização para criar um separador no seu perfil, informando todos os locais onde você tirou as suas fotos. Mas se você é uma pessoa mais discreta (tal como eu) e não gosta de divulgar onde você está, basta retirar a opção de localização.

Para fazê-lo é bem simples. Na hora de publicar, remova a opção “Adicionar ao mapa de fotos” tal como demonstramos na imagem abaixo.

Desligar a localização do Instagram

6. Adicionar Hashtags depois de publicar uma imagem

O Instagram (ainda) não tem a opção de você editar a descrição da sua fotografia. Isso pode ser um problema, pois muitas vezes acabamos por esquecer de algumas hashtag’s essenciais.

Se você fica desesperado cada vez que isso acontece, nós temos uma solução simples que vai resolver o seu problema. Basta ir aos comentários e inserir a hashtag que você quer. Isto porque as hashtag’s dos comentários também podem ser encontradas no painel de pesquisa do Instagram. Obviamente não fica tão bem em termos estéticos, mas isso já é outro pormenor…

7. Compartilhar as suas fotos no Instagram depois de postar

Certamente você já postou alguma fotografia no Instagram e depois esqueceu de fazer o compartilhamento nas redes sociais. Acredite: isso é algo muito comum. Mas, mais uma vez, temos a solução para você.

Quando quiser compartilhar algo que já postou, basta clicar nos três pontos que estão próximos à fotografia.

Compartilhamento de fotografia no Instagram

Depois, clicar em “Compartilhar foto”.

compartilhar foto no Instagram

E por último, escolher a rede social que você vai usar.

escolher a rede social para compartilhar

8. Salvar a foto original

Quando você compartilha a foto no Instagram, a app normalmente grava, no seu celular, a versão final da fotografia. Mas para guardar a versão original da foto você terá que realizar alguns passos. Em primeiro lugar, vá até às “Opções” e depois selecione a opção “Salvar fotos originais”, tal como demonstramos abaixo. E pronto, a partir de agora o Instagram vai guardar uma versão original das suas fotografias.

Salvar Fotos orginais Instagram

9. Desligar a visualização automática sem Wi-Fi

A visualização automática dos vídeos no Instagram acaba sempre por gastar inúmeros Megabytes à sua internet. Se você quiser evitar esse desperdício, basta dizer ao Instagram que a visualização automática apenas vai funcionar quando você estiver conectado a uma Wi-Fi. Para fazê-lo basta seguir os passos que vamos mostrar logo abaixo.

Vá às “Opções” do Instagram e depois vá até ao separador “Vídeos” e clique na opção “Pré-carregar”.

Desligar a opção de Pré-carregar o vídeo no Instagram

Nessa parte, escolha a opção “Apenas por Wi-Fi”. E pronto, agora os vídeos só vão começar automaticamente se você estiver ligado ao Wi-Fi.

Pré-carregar o vídeo com Wi-Fi no Instagram

10. Encontrar pessoas para seguir no Instagram

Se você está a dar os primeiros passos no Instagram e quer seguir pessoas interessantes, uma boa forma de fazê-lo é procurar nos seus contatos do celular. Confira como fazê-lo nos passos abaixo.

Primeiro vá às “Opções” e selecione a opção “Encontre pessoas para seguir”.

Encontrar pessoas para seguir no Instagram

Depois, selecione a opção “Contatos”

Adicionar contatos no Insta

E por último, escolha os amigos que você vai adicionar. O Instagram dá a possibilidade de adicionar um a um (o aconselhável) ou de seguir todos. A escolha é sua.

Adicionar amigos dos contatos último passo

Abraço,

Luciano Larrossa

Últimas Atualizações
Agora nosso sistema está habilitado para que você possa ganhar seguidores no Instagram, não há necessidade de aguardar o término do envio!
6 de Mar de 2021

Depois de vários meses, decidimos que é hora de voltarmos com a ferramenta, sendo assim, estaremos atualizando o sistema nos próximos dias para que tudo fique em ordem!
3 de Jan de 2021

Usuários vips agora tem a opção de receber visualizações em seus vídeos do Instagram. OBS: Funcionalidade em período de testes.
14 de May de 2019

Ver mais atualizações